Meryl e Rob Marshall, que lhe dirigiu em "Caminhos da Floresta" - 2014.
Pois é. Ela é isso mesmo, diferente. Destaca-se pelo sentimento, que é sempre mais forte que ela. E quando gosta das pessoas, é toda coração!
Não poderia haver uma descrição mais perfeita de Meryl. É tão gostoso gostar de uma pessoa que gosta, verdadeiramente, de nós! Meryl é 'açucarada'. Imagino se ela gosta de uma pessoa e que ela já saiba, que também gosta dela!... Imagino o seu abraço, amoroso, intenso, entregue... é pura oxitocina! Meryl produz oxitocina, em larga escala, porque adora abraçar! (E beijar, claro!)
* * * *
O Hormônio do Abraço
A oxitocina é o hormônio do abraço, e é produzido na glândula pituitária. É controlado pelas células do hipotálamo, que por sua vez controlam todas as glândulas do organismo. Em resumo: tem a ver com o corpo todo. Quando a oxitocina é liberada, ela aparece no sangue. Se isso acontece, a amígdala desencadeia uma série de reações que se traduzem em um comportamento mais generoso e tranquilo.
Em 1998 descobriu-se que as crianças autistas têm níveis menores de oxitocina. Em 2003 foi feita uma experiência onde recebiam este hormônio por via intravenosa, e se observou uma diminuição nas condutas automatizadas dessas crianças.
A oxitocina é um excelente antídoto contra os medos e as fobias sociais. Em outras palavras, se você está em uma situação social que lhe provoca temor, provavelmente um abraço de alguém que esteja próximo será reconfortante.
Os abraços contribuem para diminuir a tristeza e para regular a pressão arterial. O hormônio do abraço também contribui para a produção de mais serotonina e dopamina. Em palavras mais simples, reduz o estresse e ajuda a ter uma atitude mais positiva diante da vida.
A ocitocina está também relacionada com a ejeção do leite, ao vínculo entre mãe e filho, e ao vínculo entre casais. Podemos citar ainda que a ocitocina, juntamente a outros neurotransmissores, diminui as respostas de ansiedade e estresse nas interações sociais, possui efeitos benéficos nas interações sociais em pessoas com esquizofrenia, e garante uma melhor satisfação de homens e mulheres nas relações sexuais. Também está relacionada com o desenvolvimento de confiança, generosidade e empatia. A ocitocina também é chamada de hormônio do Amor.
Fontes:
* "A Mente É Maravilhosa."
Em: Psicologia - 23/02/2017
* "Brasil Escola"
Em: Biologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário